Um movimento que transformou a vivência da fé católica completa 50 anos de história em 2017. Para comemorar o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática, a Alepe realizou, nesta terça, Reunião Solene, proposta pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB.
O Movimento Carismático, nascido nos Estados Unidos, também é chamado de Pentecostalismo Católico. Ele surgiu no meio universitário, a partir da insatisfação de jovens em busca de uma profunda comunhão com o Espírito Santo. De acordo com Terezinha Nunes, ainda no início da década de 1960, o cardeal Suenens e Dom Hélder Câmara publicaram o documento “Renovação Carismática a Serviço do Homem”, muito divulgado pelo Papa Francisco.
Terezinha revelou estar cada dia mais próxima do movimento: “Eu recebi o batismo do Espírito Santo no encontro anual da RCC no Centro de Convenções, então eu fico cada vez mais vinculada a esse movimento católico, inclusive participando até dos encontros realizados pelo Papa Francisco.”
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou que a Renovação Carismática trouxe alegria à Igreja, e que as pessoas se identificam com essa forma descontraída de vivência cristã. “É um movimento que procurou fazer um esforço muito grande para colocar a Bíblia na mão das pessoas.”
Coordenador do movimento na Arquidiocese de Olinda e Recife, Marcos Silva relatou que existem 500 grupos de oração no Estado, um crescimento considerável. Maria José da Silva, representante da Renovação Carismática em Pernambuco, agradeceu a homenagem, afirmando desejar que o Parlamento ajude a promover a cultura de justiça, amor e paz.